• Cirurgia Refrativa em Curitiba - Dr. Osny Sedano

  • Rua Coronel Dulcídio 199 - 1° andar - Batel - Curitiba PR
  • (41) 3234-1000
  • contato@drosnysedano.com.br
    • 22 DEZ 20
    • 0
    Cirurgia de grau sem medo e sem lâmina

    Cirurgia de grau sem medo e sem lâmina

    O Femto LASIK é a solução para você que precisa de uma cirurgia de correção de visão, mas sente receio de ter uma lâmina perto de seu olho.

    O Laser- Assisted in Situ Keratomileusis (LASIK) é uma técnica que usa dois tipos de lasers ao invés de lâminas, sendo um dos procedimentos mais aplicado na atualidade para a correção da visão.

    PROCEDIMENTO FEMTO LASIK

    Na primeira etapa do procedimento se cria uma aba na córnea (Superfície frontal transparente do olho) com ajuda de um laser femtosegundo ultra rápido. Logo, para corrigir a visão é utilizado um laser exime, sua função é restaurar o tecido corneano subjacente e após esse passo a aba é retornada a sua posição original.

    Durante o procedimento não e utilizado nenhum tipo de utensílio cirúrgico com lâmina, também conhecido como microcerátomo, utilizado para criar a aba corneana. A utilização do laser femtosegundo descarta a necessidade da utilização desse item.

    Alguns estudos publicados pela JAMA (Journal of American Medical Association) e o International Journal of Ophthalmology, demostram que o Femto LASIK reduz o risco de possíveis complicações referentes à utilização dos microcerátomos.

    BENEFÍCIOS DO LASER FEMTOSEGUNDO

    O laser femtosegundo oferece maior segurança aos pacientes que precisam passar por uma cirurgia de correção de visão, sem a necessidade de usar uma lâmina. Além de fornece maior confiança, a utilização do laser tem muitos outros benefícios como:

    • Maior controle e conhecimento para o professional sobre as características da aba corneana.
    • Redução do risco de abração da córnea durante o procedimento.
    • Redução do risco de astigmatismo induzido após o procedimento.

    O laser femtosegundo fornece ao profissional mais opções de forma, tamanho e orientação da aba corneana, possibilitando, por exemplo, criar uma aba mais fina para assim corrigir quantidades mais altas de miopia sem nenhum tipo de risco e oferecendo um atendimento mais personalizado ao paciente.

    Possibilita um tempo de cicatrização menor e reduz o risco de deslocamento da aba corneada depois de finalizada a cirurgia, pois o laser femtosegundo permite a criação de uma aba com bordas que se encaixem mais adequadamente no lugar após a cirurgia.

    PACIENTES QUALIFICADOS PARA A CIRURGIA FEMTO LASIK

    O paciente deve atender alguns requisitos para proceder à realização do procedimento, nem todos os pacientes estão qualificados para uma cirurgia de grau, porém a maioria das pessoas qualificadas podem ser candidatos para a LASIK sem lâminas.

    A idade mínima para realizar a cirurgia é de 21 anos.

    Não apresentar problemas de saúde como diabetes descontrolada, baixa imunidade, doenças vasculares ou estar consumindo algum tipo de medicamento que possa impedir a resposta imune.

    Olhos saudáveis, não apresentar doenças oculares como glaucoma, cataratas, doenças do nervo óptico, condições como herpes, olhos secos, entre outros.

    No caso de ter algum tipo de problema ocular como estrabismo, condição muscular, ou ambliopia (olho preguiçoso), assim como algum tipo de complicação em cirurgias anteriores, o paciente deve comunicar essa informação ao profissional antes da cirurgia para serem discutidas e garantir a segurança do mesmo.

    É importante destacar que o paciente não deve apresentar infecções ou lesões oculares antes do procedimento, deve estar estável de saúde em geral.  Mulheres gravidas ou lactantes não estão qualificadas para proceder com a cirurgia, pois os hormônios podem afetar a estabilidade da sua receita do grau.

    COMPLICAÇÕES DO PROCEDIMENTO LASIK

    Como todo tipo de procedimento cirúrgico o LASIK pode presentar algumas complicações, porém, estas ocorrem com pouca frequência. As possíveis complicações durante ou após o procedimento, independentemente de ser realizada com femtosegundo ou microqueratoma são:

    • Deslocamento da aleta.
    • Estrias de aleta.
    • Abas incompletas.
    • DLK, inflamação sob a aba.
    • Crescimento de células da superfície da córnea sob a aba.

    Uma complicação que ocorre com mais frequência após o LASIK sem lâmina é a síndrome de sensibilidade leve transitória, pode se apresentar com o início rápido da fotofobia, sem outros sinais clínicos nem alterações na acuidade visual, as luzes fluorescentes pioram os sintomas de sensibilidade, geralmente se apresenta de duas a seis semanas após o procedimento, porém não é uma condição de risco para a visão e com ajuda de tratamento de gotas oculares de esteroides pode ser eliminada em curto prazo.

    Entre em contato para conhecer mais sobre as diferenças do LASIK e uma aba feita com microcerátomo, o risco relativo de ambos procedimentos e informações especificas para seu olho e grau em particular.

    Deixe um comentário →

Deixar um comentário

Cancelar
Olá gostaria de Marcar um horário com o Dr. Osny Sedano