• Cirurgia Refrativa em Curitiba - Dr. Osny Sedano

  • Rua Coronel Dulcídio 199 - 1° andar - Batel - Curitiba PR
  • (41) 3234-1000
  • contato@drosnysedano.com.br
    • 26 DEZ 20
    • 0
    Cirurgia refrativa

    Cirurgia refrativa

    A cirurgia refrativa é o procedimento realizado para corrigir condições como, miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.

    CIRURGIA REFRATIVA A LASER CURITIBA

    Nos momentos em que nossa agudeza visual não é a ideal, podemos recorrer a procedimentos que mantenham a saúde de nossos olhos e melhorem nossa qualidade de vida, pois nossos olhos representam 75% da percepção do ser humano com o mundo.

    No caso de pessoas que apresentam miopia, astigmatismo, presbiopia ou hipermetropia e estão desejando não depender mais de óculos ou lentes de contato, podem ser candidatos à cirurgia refrativa a laser. Um profissional especialista dessa área é o Dr. Osny Sedano, seu consultório está localizado na cidade de Curitiba, no hospital de Olhos do Paraná.

    A cirurgia refrativa é um procedimento para corrigir erros refrativos, causados por desvios no trajeto dos raios luminosos no interior do olho, esse desvio tem como resultado condições como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Continue lendo para conhecer mais sobre os diferentes erros refrativos.

    ASTIGMATISMO

    O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, causando que o foco dos objetos e imagens sejam formadas em diferentes posições na retina, tendo como resultado a dificuldade para focar a vista de longe ou perto, dependendo de sua associação à miopia ou hipermetropia.

    Grande porcentagem de casos de astigmatismo surgem ao nascimento sem apresentar modificações durante a vida, o astigmatismo nubla e deforma a visão a qualquer distância. Pode se apresentar de maneira frequente, astigmatismos pequenos em qualquer fase da vida, em muitos casos não será necessário a utilização de óculos ou lentes de contato, só nos casos que apresentem sintomas.

    Para melhorar a visão, a pessoa com astigmatismo pode utilizar lentes de contato, óculos ou se candidatar a uma cirurgia laser.

    MIOPIA

    Uma pessoa míope não tem nenhuma dificuldade para visualizar objetos e imagens de perto, mas as imagens distantes ficam nubladas e difíceis de enxergar, por exemplo, o quadro numa sala de aula. Essa condição é causada por um erro refrativo que acontece quando o olho é mais longo do que o normal, e tem como resultado que os raios de luz sejam focados antes da retina.

    A miopia é relacionada, em sua maioria, a um comprimento maior do globo ocular, isto se deve a uma curvatura maior da córnea ou do cristalino, e também pode se apresentar como uma combinação dos dois fatores.

    PRESBIOPIA

    Também conhecida como vista cansada, acontece geralmente a partir dos 40 anos, é a perda natural e gradativa da capacidade do olho para focalizar diferentes objetos. Acontece na vida adulta porque com a passar dos anos o cristalino, a lente interna do olho, perde a flexibilidade para realizar o ajuste do foco. Pessoas que já usaram óculos e apresentam essa condição passam a precisar de óculos multifocais, os que nunca usaram óculos, passam a precisá-los para leitura. Só as pessoas míopes não precisam de óculos de leitura após os 45 anos, isso devido porque o foco da sua visão é naturalmente para enxergar de perto.

    HIPERMETROPIA

    A hipermetropia é o contrário da miopia, pois as imagens são formadas após a retina, tendo como resultado uma visão que torna os objetos nublados para perto, pode acontecer que a pessoas tenham problemas para enxergar de longe também se o grau for muito elevado.

    A hipermetropia é causada por um menor comprimento do globo ocular, pode ser causado por ter uma córnea ou cristalino mais plano, e as vezes a condição é apresentada como uma combinação dos dois fatores anteriormente mencionados.

    CIRURGIA REFRATIVA: TÉCNICAS USADAS

    Podem ser usadas diferentes tecnologias e técnicas para realizar a cirurgia refrativa com o propósito de corrigir erros refrativos. O Dr. Osny Sedano, no seu consultório localizado em Curitiba, fará as avaliações necessárias para definir a indicação cirúrgica e a melhor técnica refrativa para cada caso específico.

    TÉCNICA LASIK

    O Laser in-Situ Keratomileusis (LASIK), é o procedimento executado nas camadas intermediárias da córnea, a camada superficial permanece preservada na forma de uma lentícula ou flap, o qual será reinserido logo após a aplicação do laser. Por ser uma cirurgia feita nas camadas internas da córnea, apresenta menor inflamação pós-operatória, menor cicatrização, sem a necessidade da utilização de lentes de contato terapêutica, sendo a recuperação visual muito mais rápida, geralmente dentro de 24 horas.

    A cirurgia é um procedimento muito rápido, a aplicação do laser é de segundos por olho, chegando a corrigir até 6 graus de hipermetropia, 10 graus de miopia e até 7 graus de astigmatismo. Após a cirurgia o paciente pode ir para casa imediatamente, com a utilização de apenas protetores de plástico transparentes ou óculos escuros.

    A realização do flap pode ser de dois formas; a través do laser femtosecond, que possibilita fazer um flap personalizado, com a espessura, posicionamento e diâmetro específico do flap, o que garante maior precisão e segurança, oferecendo maior previsibilidade dos resultados. A outra forma é através da utilização de um aparelho conhecido como microcerátomo, o qual usa uma lâmina afiada que delimita a córnea.

    LENTES FÁCICAS

    As lentes fácicas é um procedimento realizado geralmente em casos de graus mais altos e córneas mais finas, nos quais não é possível realizar a cirurgia refrativa, com o intuito de corrigir erros refrativos como hipermetropia, miopia e astigmatismo. As lentes fácisas de Artisan ou Artiflex são colocadas nos olhos, fixadas na íris, onde se apresenta a cor dos olhos. Essas lentes conseguem corrigir geralmente até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e até 7 graus e astigmatismo.

    PKR

    O PKR é um procedimento com grande porcentagem de segurança, especificamente para casos que apresentam córneas mais finas ou algum tipo de alterações em sua curvatura. Conhecida como Photorefractive Keratectomy ou Ceratectomia-Fotorefrativa é uma cirurgia onde o especialista programa o laser para esculpir as camadas superficiais da córnea.

    Após as primeiras semanas da cirurgia refrativa, a visão geralmente se apresenta embaçada por uns 6 a 15 dias, pode se apresentar desconforto até que o epitélio cicatrize totalmente, nessa técnica é necessário o uso de lentes de contato terapêutica por 5 ou 6 dias.

     

    CIRURGIA REFRATIVA PERSONALIZADA

    Com o avanço da tecnologia a cirurgia de correção de grau passou da convencional para ser um procedimento mais personalizado, isso é por causa da tecnologia de frentes de onda, conhecida também como “Wavefront”.

    O Wavefront é uma avaliação que detecta imperfeições do sistema óptico como um todo, realizando um procedimento na córnea através do laser de forma personalizada. A imperfeições visuais são conhecidas como aberrações, e se apresentam de dois formas; aberrações de baixa ordem como, miopia, astigmatismo e hipermetropia, ou aberrações de alta ordem que incluem outros 20 tipos de imperfeições mais específicas para cada caso.

    O procedimento com o laser convencional corrige maiormente as aberrações de baixa ordem, porém não melhora as de alta ordem e apresenta o risco de piorá-las, esse caso não acontece com a cirurgia refrativa personalizada.

    Estudos científicos publicados recentemente indicam que a utilização da tecnologia Contoura® Vision corrige as aberrações óticas presentes e identificadas por topografia, tem capacidades ótimas na personalização da cirurgia, oferecendo melhor qualidade de visão após o procedimento, essa tecnologia é a mais avançada da cirurgia ocular e aprovada pelo FDA disponível nos EUA para cirurgias com excimer laser.

     

    VANTAGENS DA CIRURGIA PERSONALIZADA

    Para proceder com a cirurgia é preciso realizar uma avalição da sua condição e exames pré-operatórios, o Dr. Osny Sedano fará a avaliação respectiva para definir uma série de fatores importantes, o que determinará se a cirurgia refrativa personalizada é indicada para seu caso específico, os fatores avaliados são:

    • A espessura da córnea.
    • O grau de erro refrativo e a estabilidade do mesmo.
    • Avaliação da curvatura da córnea.
    • Possíveis presença de distorções na córnea.
    Deixe um comentário →

Deixar um comentário

Cancelar
Olá gostaria de Marcar um horário com o Dr. Osny Sedano