Esclarecendo as principais dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata

cirurgia catarata

 

Muitos pacientes perguntam quais os riscos da cirurgia de catarata

Primeiro é importante ressaltar que a cirurgia de catarata é um procedimento rápido e muito seguro, sobretudo quando realizado em centros de referência e com profissionais experientes, as chances de complicação são mínimas.

O planejamento da cirurgia é fundamental e isso é feito desde a primeira consulta com a realização de exames pré-operatórios que irão indicar:

  • Se existe indicação para a cirurgia;
  • Qual é a melhor lente a ser utilizada;
  • Como está o fundo do olho do paciente;
  • Como está a saúde ocular do paciente;
  • Qual o grau da lente;
  • Qual tipo de lente é mais adequado para cada caso;
  • Qual a espessura da córnea do paciente.

 

Os maiores riscos estão relacionados ao pós-operatório como infecção, devido à falta de cuidado, ou exposição em ambiente insalubres. Para evitar tais complicações é adotado o uso de antibiótico, antes, durante e depois da cirurgia.

A catarata é um dos procedimentos mais realizados em oftalmologia no Mundo. Se trata de uma condição clinica na qual o cristalino do olho fica opaco, prejudicando a visão do paciente. A principal causa é o envelhecimento natural do tecido ocular.

O único tratamento disponível é a cirurgia, que remove o cristalino do olho e o substitui por uma lente intra ocular, que irá desempenhar o mesmo papel, melhorando a visão do paciente.

Um dos diferenciais da cirurgia de catarata é que as lentes intraoculares podem corrigir os erros refrativos (MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA) e também a vista cansada, conhecida como PRESBIOPIA.

Desta forma, após o procedimento, o paciente irá perceber uma melhora da visão, e até mesmo poderá abandonar o uso dos óculos, porém, os resultados variam de paciente para paciente e é importante conversar com seu oftalmologista sobre o procedimento, indicações, tipos de lentes intraoculares bem como outras informações pertinentes.

Tem que tirar pontos na cirurgia refrativa a laser?

A cirurgia refrativa a laser visa corrigir o grau do olho para os chamados erros refrativos (Hipermetropia, Miopia e Astigmatismo) com a aplicação de um laser denominado EXCIMER LASER, que é capaz de remodelar a córnea até que o foco da visão fique correto, eliminando ou reduzindo o grau do paciente.

A cirurgia não tem pontos porque a tecnologia usada é a laser, na técnica LASIK tradicional é necessário fazer um FLAP no epitélio da córnea, antes de aplicar o EXCIMER LASER e é utilizado um equipamento que faz esse “CORTE” com uma lamina, mas devido à grande capacidade de cicatrização dessa região do olho, não são necessários pontos para cicatrizar o tecido.

Atualmente existe a FEMTO LASIK, neste caso, todo o procedimento é realizado com o uso LASER, primeiro o LASER FEMTOSEGUNDO irá realizar o FLAP da córnea, sem o uso de laminas e com maior precisão, otimizando a cirurgia e reduzindo o tempo de pós-operatório. Depois é aplicado o EXCIMER LASER.

Não vou mais precisar de óculos depois da cirurgia refrativa?

Não necessariamente, em muitos casos é possível abandonar o uso dos óculos ou reduzir sua dependência, devido a redução do grau. Porém, cada caso é um caso, existem pacientes com graus elevados de erro refrativo, e nem sempre é possível corrigir totalmente o grau, então o uso de óculos será necessário, mas nestes casos o ganho de qualidade de vida é substancial, porque o paciente deixa de depender demasiadamente dos óculos e passar a usar para leitura ou outros afazeres.

Os índices de sucesso da cirurgia refrativa são de 95% dos casos, e com as novas tecnologias esse índice tem aumentando.

Por isso é importante procurar um oftalmologista da sua confiança, realizar os exames pré-operatórios e operar sabendo de todos os detalhes que envolvem o procedimento.

Para agendamentos

Entre em contato conosco para agendar sua consulta.

Telefone: (41) 3234-1000

dr osny sedano

Esclarecendo as principais dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata

O Dr. Osny Sedano atua há mais de 20 anos como especialista em oftalmologia em Curitiba, sua área de atuação abrange a cirurgia refrativa a laser e a cirurgia de catarata a laser. Os procedimentos visam melhorar a qualidade da visão dos pacientes e maior independência dos óculos.