Dúvidas sobre cirurgia refrativa

cirurgia refrativa curitiba pelo convenio unimed 1

Tire as principais dúvidas sobre esse procedimento cirúrgico.

Quais pessoas podem fazer cirurgia a laser?

É fundamental um exame oftalmológico completo para analisar os candidatos à cirurgia a laser, que deve ser realizada por um oftalmologista especializado como o Dr. Osny Sedano. Para ter um resultado interessante, é imprescindível o preenchimento de alguns critérios de segurança como, por exemplo:

• Idade maior que 18 anos;
  • Ausência de doenças nos olhos;
  • Ausência de doenças sistêmicas;
  • Não estar grávida.

Quais os exames são necessários para fazer cirurgia refrativa?

Para ter um tratamento ocular a laser bem-sucedido deve-se analisar precisamente cada caso. Na consulta, será pedido pelo Dr. Osny Sedano uma série de exames de diagnóstico fundamentais para avaliar os seus olhos e indicar a cirurgia correta para seu caso.

Nessa avaliação antes da operação, serão feitos uma consulta oftalmológica e alguns exames complementares específicos para diminuir a possibilidade de ter alterações e/ou degenerações oculares que contraindiquem a cirurgia, como microscopia, paquimetria, topografia e mapeamento de retina.

Qualquer um pode fazer cirurgia refrativa à laser?

Primeiramente, o candidato à cirurgia deve estar estimulado a fazer a cirurgia com expectativas reais em relação à eliminação dos seus óculos ou lentes de contato, o que deve ser conversado no decorrer da avaliação pré-operatória. Serão avaliadas as características físicas do seu olho para saber se sua córnea possibilita a aplicação do laser.

O laser trata a miopia e o astigmatismo?

O laser permite a correção de graus de hipermetropia, miopia, astigmatismo isolado ou associados a alguns dos anteriores. A amplitude da correção está ligada aos parâmetros dos exames de cada um.

Para quem é indicado a cirurgia a laser?

A cirurgia a laser é recomendada para pacientes com miopia, astigmatismo e hipermetropia que desejam diminuir a dependência de lentes de contato ou óculos.

O que significa cirurgia refrativa à Personalizada?

Possuir os dois olhos com o mesmo vício de refração, o que é comumente chamado de “graus” de astigmatismo, hipermetropia ou miopia, não serão essencialmente iguais quanto a outros parâmetros oculares como comprimento, curvatura, espessura da córnea.

A tradicional cirurgia refrativa, apesar de ser de alta tecnologia, faz a correção dos graus sem levar em conta a unicidade dos olhos.

Já a cirurgia refrativa personalizada não se limita apenas a corrigir os vícios de refração, porém considera as características individuais de cada olho para programar a cirurgia específica.

Quais as contraindicações da cirurgia a laser?

A cirurgia a laser é contraindicada para quem tem doenças oculares como o ceratocone, e infecções oculares em atividade. Antes da operação, na consulta com o Dr. Osny Sedano serão feitos exames detalhados específicos constatar possíveis doenças oculares que possam contraindicar a cirurgia.

Pessoas que possuem doenças sistêmicas, como doenças de colágeno, doenças autoimunes e imunodeficiências não podem realizar essa cirurgia, e incluindo nesse grupo mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

A cirurgia refrativa dói?

Não. Algumas gotas de colírio anestésico são utilizadas, os quais são eficientes para eliminar a dor durante a operação.

Como é feita a cirurgia a laser? É necessário internação?

É aplicada uma anestesia tópica (colírio) e dura em média de 15 minutos por olho durante a cirurgia a laser. A internação acaba não sendo necessário, tanto antes, quanto depois da cirurgia, e os pacientes são liberados logo após o procedimento.

Quantos dias antes da consulta devem ser suspensos o uso das lentes de contato?

É recomendando que pessoas que usem lentes de contato gelatinosas fiquem no mínimo dois dias sem utilizar antes da consulta pré-operatória.  Já as que utilizam as lentes de contato rígidas devem deixar de usar no mínimo cinco dias antes da consulta. Em algumas situações, é preciso suspender o uso delas por um tempo maior, se for detectado alguma alteração na topografia corneana.

O que acontecerá com o passar dos anos?

Quando alcançamos 40 anos, o mecanismo do cristalino, que nos auxilia a focalizar as imagens para perto, deixe de funcionar bem como antes, o que causa presbiopia —vista cansada. Por isso, muitos de nós acabamos precisando de óculos para ler.

Qual é o preço da Cirurgia a Laser?

Pessoas com qualquer tipo de renda pode fazer essa cirurgia. Atualmente, o preço está menor, e muitas vezes é possível parcelar o pagamento, ou pagar com o cartão de crédito. O custo total da sua cirurgia pode ser reembolsado pela restituição da sua declaração de imposto de renda.

E, alguns convênios cobrem parcialmente, ou muitas vezes de forma integral os custos da cirurgia. Calcule quanto você irá gastar com óculos ou lentes de contato nos próximos anos, e você vai perceber que o preço da cirurgia a laser, em médio prazo, é menor.

Quanto tempo após a cirurgia pode-se voltar às atividades normais?

As pessoas que realizam essa cirurgia costumam se sentir aptas para retornar as atividades normais no dia seguinte à cirurgia. Nos dois a três dias após a cirurgia é quando necessita de mais atenção.  Mas é possível ler, assistir televisão e usar seu computador no mesmo dia da cirurgia.

O que é a cirurgia a laser personalizada?

O olho é tão singular quanto à impressão digital de cada um. Isso quer dizer eu, mesmo que algumas pessoas tenham o mesmo grau (hipermetropia, astigmatismo ou miopia), elas podem mostrar imperfeições únicas, tecnicamente chamadas de aberrações de alta ordem.

Essas imperfeições atrapalham a qualidade da visão. Geralmente, a aplicação do laser de forma convencional faz a correção dessas aberrações de baixa ordem, mas não melhora as que são de alta ordem, podendo até que elas piorem. É comum o paciente ter uma ótima quantidade de visão, mas sem qualidade.

Por isso, é denominando cirurgia personalizada, porque ao realizar ela com base nestes exames de frentes de onda, o laser vai corrigir não apenas as imperfeições de baixa ordem, mas também as de alta ordem. Pode ser realizada tanto para a técnica de PRK, assim como de Lasik.

Os resultados com a cirurgia personalizada têm sido interessantes e satisfatórios.

O que é normalmente os pacientes sentem após a Cirurgia a Laser?

Pode ocorrer que as pessoas sintam uma sensação de olho seco e um leve desconforto, que pode ser facilmente aliviado com o uso de colírios. A maior parte dos pacientes sentem fotofobia, que é a sensibilidade à luz no dia da cirurgia.

As luzes durante a noite podem se apresentar com um brilho ofuscante por alguns dias, ou, por algumas semanas. É incomum que esses sintomas continuem por mais de alguns meses, isto é, na maior parte dos pacientes, esses sintomas são sentidos no dia da cirurgia, mas depois desaparecem com o passar do tempo

A cirurgia refrativa a Laser em Curitiba tem riscos?

Não possui muitos riscos de complicações comparado aos benefícios que pode proporcionar, quando é realizada sob condições ideais. Mas como qualquer procedimento, os riscos existem. A complicação mais comum é ter resíduos do grau tratado, isso é, a hiper ou hipocorreção.

Na maior parte das vezes é possível retratar os pequenos graus residuais após algum tempo, se for necessário.  Afinal, a maior parte das complicações que acontecem podem ser tratadas e resolvidas, e acabam não resultando em interferência na visão.

Recomendações

• Respeitar a orientação médica de quais atividades podem ser realizadas e o seu prazo para liberar;
  • Usar óculos escuros quando estiver fazendo muito sol-Caso o paciente tenha qualquer sintoma estranho, deve entrar logo, em contato com o seu médico.
  • Evitar praia, saunas, piscina, práticas esportivas (principalmente as que são coletivas), ambientes poluídos onde tem poeira, fuligem etc., uso de maquiagem e levar animais domésticos.
  • Ver televisão com o protetor, mas a vista, possivelmente, estará embaçada.
  • Nos primeiros dias depois da cirurgia, sua visão estará embaçada. Você vai observar uma melhora progressiva no decorrer de alguns dias ou semanas, e a visão deverá retornar ao normal, permitindo que você realize suas atividades, sem muitos transtornos.
  • Comparecer aos retornos e consultas com o Dr. Osny Sedano previamente agendadas, para que ele possa avaliar a estabilização e a reação do tratamento.
dr osny sedano

Dúvidas sobre cirurgia refrativa

O Dr. Osny Sedano atua há mais de 20 anos como especialista em oftalmologia em Curitiba, sua área de atuação abrange a cirurgia refrativa a laser e a cirurgia de catarata a laser. Os procedimentos visam melhorar a qualidade da visão dos pacientes e maior independência dos óculos.